Julizar Dantas

PALAVRAS MÁGICAS

Nasci em Nova Módica. Ainda criança, descobri uma Pedra Riscada no meio do caminho. Desviei-me dela à procura de um Belo Horizonte. Aqui vivo, um cardiologista, a navegar esta vida oceânica e confiar que, em terra fértil e semente boa, as nossas mãos, corpos e espíritos são só poesia, são poesia só!

LETRAS DE MÉDICOS.pdf LETRAS DE MÉDICOS.pdf
Tamanho : 2428,153 Kb
Tipo : pdf

POESIA LIVRE 2019

           As palavras mágicas são fontes de emoções positivas. Elas representam as flores do nosso jardim da qualidade da vida. Fornecem suporte socioemocional nas relações entre as pessoas.

            São exemplos de emoções positivas que devemos cultivar:

Ética. É a conduta pautada pela integridade, honestidade e respeito aos princípios morais e à dignidade do ser humano.

Respeito. É o reconhecimento da diversidade, possibilitando a coexistência das diferenças culturais, sociais e raciais.

Conciliação. É uma forma de resolução de controvérsias na relação de interesses mediada pelas próprias partes ou por um conciliador. As pessoas conciliadoras bloqueiam a disseminação das emoções tóxicas no ambiente de trabalho e fortalecem o espírito de equipe.

Liderança. O sucesso de um líder depende da competência para lidar com as próprias emoções, da capacidade de se relacionar e entrar em sintonia com as pessoas, falar com franqueza, dar e receber feedback sem criar constrangimentos e elevar o moral da equipe. Um líder emocionalmente inteligente é capaz de criar um ambiente organizacional saudável, atrair e reter talentos. A lealdade e produtividade da equipe depende da qualidade da liderança.

Competência é a integração de um conjunto de conhecimentos adquiridos, habilidades e atitudes desenvolvidas e criadas pela interação humana que possibilitam uma atuação diferenciada e produzem resultados eficazes.

Planejamento. É o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos; elaboração, por etapas, com bases técnicas, de planos e programas com objetivos definidos (Novo Dicionário Aurélio). Todo o tempo investido em planejamento criterioso retorna sob a forma de eficiência, eficácia e efetividade.

Proatividade. Caracteriza-se pela habilidade de se antecipar aos eventos. Ser proativo é tomar as decisões com iniciativa, antecedência, precaução, discernimento, agilidade, astúcia, inteligência, atenção, cuidado, critério... É ser ativo e não reativo. É o que nos ensina a canção. “[...] Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”(3)

Otimismo é a qualidade de encarar a vida com expectativas positivas para atingir os objetivos futuros. O otimismo sadio significa estar em contato com a realidade, valorizando os aspectos positivos e extraindo o melhor das coisas, das pessoas e dos relacionamentos.

Perdão. Perdoar significa apagar a mágoa que foi escrita no coração e ficar livre de carregar o peso do ressentimento.

Esperança é a expectativa e a crença na possibilidade de alcançar metas ou resultados desejados. Geralmente está associada a duas emoções positivas: a fé e o otimismo.

Serenidade. É a capacidade de aceitar as coisas que não podemos modificar, a atitude para modificar aquelas que podemos e a sabedoria para distinguir umas das outras.

Reconhecimento. Uma das necessidades básicas do ser humano é o reconhecimento social. Da mesma forma que omitir a verdade é mentir, a falta de reconhecimento a um trabalho bem feito ou a uma ação meritória é uma forma de opressão ou violação de uma norma social. A reciprocidade propiciada por uma recompensa merecida desencadeia emoções positivas e promovem o bem-estar no ambiente de trabalho.

Amigo é o verbo em tempo perfeito. É o superego, substantivo e sujeito, sempre presente nas horas de aperto e afeto. Amigo é um forte, um porto seguro. É o suporte que ostenta a arte de conviver e confiar o passado, o presente e o futuro.